O projeto

O Projeto HEPGrid na UERJ


O objetivo deste subprojeto é prover a infraestrutura computacional necessária para a expansão do desenvolvimento das pesquisas na área de Física Experimental de Altas Energias do grupo já consolidado na UERJ. Esta infraestrutura foi criada para resolver o problema de computação de alto desempenho da Física de Altas Energias e é desde a sua criação um projeto multiusuário, regional, nacional e internacional. Regional porque disponibiliza uma infraestrutura computacional para toda a comunidade que necessita de computação de alto desempenho da UERJ, envolvendo diferentes Institutos e Departamentos, das demais universidades do Rio de Janeiro e Centros de Pesquisa. Nacional por se integrar na rede nacional de pesquisas desde o início trazendo inclusive para a região a justificativa de instalação de redes mais rápidas para poder atender a necessidade de computação de alto desempenho tornando possível a utilização por usuários de todo o Brasil. Internacional porque nasceu também dentro do projeto de Grid internacional da Física de Altas Energias.

Os equipamentos foram adquiridos e instalados no Laboratório de computação do Departamento de Física Nuclear de Altas Energias do Instituto de Física da UERJ.

A unidade Tier-2 é um instrumento multiusuário desde o seu nascimento em 2004. Ela tem contribuído com o processamento e o armazenamento de dados do experimento LHC/CMS ao longo de quase 18 anos, atendendo portanto toda a colaboração de pesquisadores distribuídos ao redor do globo. Além de contribuir com pesquisadores do Instituto de Matemática e Estatística da UERJ, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF, da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp e da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Na universidade a área de Física conta com curso de Mestrado e de Doutorado com conceito 5 da CAPES e equipe de pesquisadores com bolsas de produtividade e inserção internacional. As áreas de atuação de nosso departamento englobam a Física Experimental de Altas Energias, a Fenomenologia de Física de Partículas e a Física Nuclear Teórica.

Também participam da colaboração, trabalhando na unidade Tier-2, engenheiros e cientistas da computação que após o período de treinamento irão para o CERN LHC/CMS, na Suíça, trabalhar na área de controle do software do sistema de aquisição, gerenciamento e manutenção dos sistemas de computação distribuída do CMS e na análise dos dados. Esta tem sido uma das razões de sucesso do grupo de Altas Energias da UERJ junto a colaboração.

Este projeto continuará trazendo uma grande repercussão em nossas atividades dentro da UERJ, no que concerne a pesquisa e o ensino. No campo da pesquisa, proporcionará as condições necessárias e imprescindíveis para participarmos da Colaboração Internacional do CMS, permitindo a contribuição do grupo de Altas Energias da UERJ no experimento.

Além disso, o projeto torna possível o desenvolvimento das teses de mestrado e doutorado dos estudantes de pós-graduação vinculados ao grupo. No campo do ensino, está abrindo interessantes oportunidades para estágios e projetos de iniciação científica a estudantes de Física, Engenharia, Ciência da Computação e áreas afins.


O HEPGrid é coordenado pelos professores Alberto Franco de Sá Santoro, Professor Titular aposentado da UERJ e atualmente Pesquisador Visitante Emérito da FAPERJ e pelo professor Luiz Mundim, Professor Associado do IF/DFNAE (UERJ).